2.6 Plano de aula sobre o folclore
Disciplinas:
Ciências, Português, Matemática e Arte.
Conteúdos:
· Leitura
e interpretação textual do texto informativo sobre medicina popular.
· Jogos
verbais (caça-palavras).
· Representação
artística através de desenho, pintura, dobradura, confecção de cartazes
utilizando recorte e colagem.
· Produção
textual (textos a partir dos cartazes confeccionados e das dobraduras).
· Pesquisa
na internet sobre receitas caseiras de remédios ( chás e xaropes).
· Situações-problema
envolvendo as quatro operações fundamentais.
Objetivos:
· Ler
e interpretar corretamente os textos sobre o tema.
· Representar
artisticamente o texto através de desenho, pintura, dobradura e cartazes com
recorte e colagem de figuras sobre o tema.
· Produzir
textos partindo dos cartazes confeccionados e das dobraduras realizadas em sala
de aula.
· Pesquisar
na internet sobre os chás e xaropes que curam doenças.
· Interpretar
situações-problema referente ao tema trabalhado, utilizando as quatro operações
fundamentais.
Desenvolvimento:
1)Leia e copie com atenção o texto informativo sobre
medicina popular.
Quando ficamos doentes devemos consultar um médico, mas
muitas vezes recorremos aos remédios caseiros: chás, xaropes e outros preparos
que nossas mães e avós conhecem e utilizam: é a medicina
popular.
A medicina popular é um conhecimento herdado dos índios.
Como nas florestas não tem médico, nem farmácia, utilizam os remédios naturais
que a própria floresta oferece. Eles curam seus doentes com plantas, raízes de
árvores, cascas e folhas em forma de chás e outras bebidas.
Aos poucos nós fomos aprendendo tais conhecimentos
indígenas e utilizamos no nosso
dia- à - dia.
Alguns remédios comuns da medicina popular:
Dores de garganta: gargarejo com água
morna e sal grosso, folhas de romã, transagem, etc.
Pressão alta: chá de folhas de chuchu e alho.
Fígado: chá de boldo.
Dor de barriga: chá de hortelã, chá de folhas de
goiabeira para diarreia.
Calmante: hortelã, camomila, melissa (erva cidreira).
Importante: se a doença for grave é necessário consultar
um médico.
Devemos tomar cuidado com os remédios caseiros, pois eles
podem ser prejudiciais se forem usados sem cautela.
Pessoas diabéticas não podem tomar chás e xaropes
adoçados com mel ou açúcar, pois isso faz subir a glicose no sangue. Pessoas
que têm pressão alta não podem usar boldo, pois eleva ainda mais a pressão.
2) Ilustre o texto através de desenho e pintura.
3) Estudando o texto:
a) A
medicina popular é um conhecimento herdado dos?
R.:__________________________________________________________________
b)Como na floresta não há hospitais, médicos e farmácias,
como os índios tratam as doenças?
R.:
____________________________________________________________________
c) Cite alguns remédios comuns da medicina popular:
______________________________________________________________________
d) Para que serve o chá de hortelã?
______________________________________________________________________
4) Pesquise no laboratório de informática de sua escola
remédios caseiro para:
a) Dores
de cabeça:
b) Gripes
e resfriados:
c) Cortes
e ferimentos na pele:
5) Encontre no caça-palavras abaixo alguns remédios
utilizados na medicina popular:
F
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Q
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W
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E
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R
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T
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Y
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U
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I
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O
|
O
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P
|
O
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A
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S
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D
|
F
|
G
|
L
|
Z
|
X
|
H
|
C
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V
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B
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N
|
M
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H
|
Q
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W
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L
|
R
|
H
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E
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N
|
C
|
A
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G
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U
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A
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M
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O
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R
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N
|
A
|
S
|
A
|
N
|
V
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O
|
R
|
L
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S
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M
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D
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K
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I
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G
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E
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T
|
R
|
A
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O
|
E
|
L
|
D
|
I
|
V
|
I
|
M
|
C
|
M
|
R
|
A
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S
|
S
|
I
|
L
|
E
|
M
|
I
|
O
|
T
|
O
|
R
|
E
|
D
|
U
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A
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L
|
M
|
R
|
D
|
O
|
V
|
O
|
L
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S
|
A
|
Ã
|
B
|
O
|
L
|
D
|
O
|
K
|
I
|
E
|
6) Vamos
confeccionar em grupo cartazes representando a medicina popular com recortes e
colagem, seja criativo.
7) Siga o passo
à passo da sua professora e realize sua dobradura de Curupira e Boitatá.
8) Produza um
texto partindo de seus cartazes e dobraduras.
9) Pesquise na
internet os chás e xaropes que podem ser utilizados para curar dor de cabeça,
gripe, resfriados, etc.
10) Leia com
atenção:
Dona Maria é uma
senhora precavida, seca e guarda em sua dispensa ervas medicinais para
eventuais problemas com sua família, ela pesa e embala suas ervas para
conservá-las.
Observe a tabela
das ervas disponíveis na dispensa e resolva as situações-problema abaixo:
Plantas
|
Quantidade em
gramas
|
Hortelã
|
1.234 gramas
|
Camomila
|
2.345gramas
|
Boldo
|
3.456gramas
|
Transagem
|
4.565gramas
|
a) Hoje dona Maria fez um chá calmante para
seus netinhos, e utilizou 1.487 gramas de camomila. Quantas gramas de camomila
ainda restam na dispensa de dona Maria?
b) Dona Maria decidiu dividir igualmente a
quantidade de transagem em cinco vidros, quantas gramas ficaram em cada vidro?
c) Amanhã ela embalará 985 gramas de hortelã,
se adicionar junto com o que já há disponível, quantas gramas ficará dona
Maria?
d) Se diariamente ela embala e guarda na
dispensa a quantidade de boldo descrito na tabela, quantas gramas ela embalará
em 15 dias.
Recursos:
Livros,
internet, câmera digital, filmadora, materiais para trabalho em grupo
(cartolina, régua, lápis de cor, lápis, borracha, papel dobradura, etc.).
Avaliação:
Será realizada a
partir do desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.
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