ADOREI SUA VISITA

Slideshow

domingo, 4 de novembro de 2012

Plano de Aula Medicina Popular


2.6 Plano de aula sobre o folclore

Disciplinas:

Ciências, Português, Matemática e Arte.


Conteúdos:

·       Leitura e interpretação textual do texto informativo sobre medicina popular.

·       Jogos verbais (caça-palavras).

·       Representação artística através de desenho, pintura, dobradura, confecção de cartazes utilizando recorte e colagem.

·        Produção textual (textos a partir dos cartazes confeccionados e das dobraduras).

·       Pesquisa na internet sobre receitas caseiras de remédios ( chás e xaropes).

·       Situações-problema envolvendo as quatro operações fundamentais.


Objetivos:

·       Ler e interpretar corretamente os textos sobre o tema.

·       Representar artisticamente o texto através de desenho, pintura, dobradura e cartazes com recorte e colagem de figuras sobre o tema.

·       Produzir textos partindo dos cartazes confeccionados e das dobraduras realizadas em sala de aula.

·       Pesquisar na internet sobre os chás e xaropes que curam doenças.

·       Interpretar situações-problema referente ao tema trabalhado, utilizando as quatro operações fundamentais.


Desenvolvimento:


1)Leia e copie com atenção o texto informativo sobre medicina popular.


Quando ficamos doentes devemos consultar um médico, mas muitas vezes recorremos aos remédios caseiros: chás, xaropes e outros preparos que nossas mães e avós conhecem e utilizam: é a medicina popular.

A medicina popular é um conhecimento herdado dos índios. Como nas florestas não tem médico, nem farmácia, utilizam os remédios naturais que a própria floresta oferece. Eles curam seus doentes com plantas, raízes de árvores, cascas e folhas em forma de chás e outras bebidas.

Aos poucos nós fomos aprendendo tais conhecimentos indígenas e utilizamos no nosso

 dia- à - dia.


Alguns remédios comuns da medicina popular:

Dores de garganta: gargarejo com água morna e sal grosso, folhas de romã, transagem, etc.

Pressão alta: chá de folhas de chuchu e alho.

Fígado: chá de boldo.

Dor de barriga: chá de hortelã, chá de folhas de goiabeira para diarreia.

Calmante: hortelã, camomila, melissa (erva cidreira).

Importante: se a doença for grave é necessário consultar um médico.

Devemos tomar cuidado com os remédios caseiros, pois eles podem ser prejudiciais se forem usados sem cautela.

Pessoas diabéticas não podem tomar chás e xaropes adoçados com mel ou açúcar, pois isso faz subir a glicose no sangue. Pessoas que têm pressão alta não podem usar boldo, pois eleva ainda mais a pressão.


2) Ilustre o texto através de desenho e pintura.

3) Estudando o texto:

a)    A medicina popular é um conhecimento herdado dos?

R.:__________________________________________________________________

b)Como na floresta não há hospitais, médicos e farmácias, como os índios tratam as doenças?

R.: ____________________________________________________________________

c) Cite alguns remédios comuns da medicina popular:

______________________________________________________________________

d) Para que serve o chá de hortelã?

______________________________________________________________________

4) Pesquise no laboratório de informática de sua escola remédios caseiro para:

a)    Dores de cabeça:

b)   Gripes e resfriados:

c)    Cortes e ferimentos na pele:


5) Encontre no caça-palavras abaixo alguns remédios utilizados na medicina popular:

F
Q
W
E
R
T
Y
U
I
O
O
P
O
A
S
D
F
G
L
Z
X
H
C
V
B
N
M
H
Q
W
L
R
H
E
N
C
A
G
U
A
M
O
R
N
A
S
A
N
V
O
R
L
S
M
D
K
I
G
E
T
R
A
O
E
L
D
I
V
I
M
C
M
R
A
S
S
I
L
E
M
I
O
T
O
R
E
D
U
A
L
M
R
D
O
V
O
L
S
A
Ã
B
O
L
D
O
K
I
E

6) Vamos confeccionar em grupo cartazes representando a medicina popular com recortes e colagem, seja criativo.

7) Siga o passo à passo da sua professora e realize sua dobradura de Curupira e Boitatá.

8) Produza um texto partindo de seus cartazes e dobraduras.

9) Pesquise na internet os chás e xaropes que podem ser utilizados para curar dor de cabeça, gripe, resfriados, etc.

10) Leia com atenção:
Dona Maria é uma senhora precavida, seca e guarda em sua dispensa ervas medicinais para eventuais problemas com sua família, ela pesa e embala suas ervas para conservá-las.
Observe a tabela das ervas disponíveis na dispensa e resolva as situações-problema abaixo:

Plantas
Quantidade em gramas
Hortelã
1.234 gramas
Camomila
2.345gramas
Boldo
3.456gramas
Transagem
4.565gramas

a)    Hoje dona Maria fez um chá calmante para seus netinhos, e utilizou 1.487 gramas de camomila. Quantas gramas de camomila ainda restam na dispensa de dona Maria?

b)   Dona Maria decidiu dividir igualmente a quantidade de transagem em cinco vidros, quantas gramas ficaram em cada vidro?


c)    Amanhã ela embalará 985 gramas de hortelã, se adicionar junto com o que já há disponível, quantas gramas ficará dona Maria?


d)   Se diariamente ela embala e guarda na dispensa a quantidade de boldo descrito na tabela, quantas gramas ela embalará em 15 dias.
Recursos:

Livros, internet, câmera digital, filmadora, materiais para trabalho em grupo (cartolina, régua, lápis de cor, lápis, borracha, papel dobradura, etc.).

Avaliação:
Será realizada a partir do desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário