3.5 Conceito de currículo e o processo de
integração de tecnologias ao currículo.
O currículo escolar abrange todas as
experiências escolares e neste sentido devem ser consideradas todas as
experiências de aprendizagem dos alunos abrangendo o conjunto de disciplinas a
serem ministradas em cada grau de ensino, e os conteúdos correspondentes.
Ele
orienta a prática pedagógica, mas os educadores não podem tê-lo como algo
inalterável, pronto e acabado. É necessário que se perceba o currículo de
maneira mais democrática, pois ele é passível de reformulações e pode ser
alterado de acordo com a realidade de cada escola, as condições dos alunos,
suas necessidades, interesses e aptidões.
Entende-se, portanto currículo como um
instrumento a serviço do professor.
A LDB defende a flexibilização do currículo
escolar a fim de que esteja adequado à comunidade escolar a que se destina,
porém respeitando-se os PCNs que contém as disciplinas a serem trabalhadas e os
conteúdos específicos de cada uma delas.
O
projeto trabalhado a partir do estudo das plantas desenvolvido com os alunos
está de acordo com os conteúdos inseridos no currículo formal, pois foram
trabalhadas, de forma interdisciplinar a flora regional, a leitura, a pesquisa,
a interpretação e produção textual, situações-problema envolvendo o tema,
representação artística através de desenho, colagem, confecção de mural,
herbário e outras atividades nas diversas disciplinas.
Todos
os conteúdos abordados no projeto desenvolvido foram explicitados no plano de
aula elaborado e desenvolvidos de acordo com o currículo escolar, pois é a
partir dos conteúdos curriculares que se planejam as ações pedagógicas do
estabelecimento.
Os conhecimentos adquiridos sobre o uso das
tecnologias estão previstas no currículo escolar, na parte diversificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário