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domingo, 11 de novembro de 2012

3.5 Conceito de Currículo


3.5 Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.
    O currículo escolar abrange todas as experiências escolares e neste sentido devem ser consideradas todas as experiências de aprendizagem dos alunos abrangendo o conjunto de disciplinas a serem ministradas em cada grau de ensino, e os conteúdos correspondentes.
    Ele orienta a prática pedagógica, mas os educadores não podem tê-lo como algo inalterável, pronto e acabado. É necessário que se perceba o currículo de maneira mais democrática, pois ele é passível de reformulações e pode ser alterado de acordo com a realidade de cada escola, as condições dos alunos, suas necessidades, interesses e aptidões.
    Entende-se, portanto currículo como um instrumento a serviço do professor.
    A LDB defende a flexibilização do currículo escolar a fim de que esteja adequado à comunidade escolar a que se destina, porém respeitando-se os PCNs que contém as disciplinas a serem trabalhadas e os conteúdos específicos de cada uma delas.
    O projeto trabalhado a partir do estudo das plantas desenvolvido com os alunos está de acordo com os conteúdos inseridos no currículo formal, pois foram trabalhadas, de forma interdisciplinar a flora regional, a leitura, a pesquisa, a interpretação e produção textual, situações-problema envolvendo o tema, representação artística através de desenho, colagem, confecção de mural, herbário e outras atividades nas diversas disciplinas.
    Todos os conteúdos abordados no projeto desenvolvido foram explicitados no plano de aula elaborado e desenvolvidos de acordo com o currículo escolar, pois é a partir dos conteúdos curriculares que se planejam as ações pedagógicas do estabelecimento.
    Os conhecimentos adquiridos sobre o uso das tecnologias estão previstas no currículo escolar, na parte diversificada.

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