1.1 Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em
conhecimento.
A sociedade exige
muito de ambos os lados tanto professor como aluno, sem observar cada
situação em que cada um está presente vivendo naquele momento,
é muito fácil criticar sem
vivenciar o dia a dia de uma sala de aula.
Conforme
estatísticas vivemos numa sociedade, onde se aprende mais e se fracassa mais
nas tentativas de aprendizagem, ocasionando o fracasso escolar criando um,
paradoxo.
Nossa sociedade exige muito conhecimento em todas as áreas e
sentidos, sendo que nem todos conseguem, mas sim fracassam na tentativa de
querer o saber.
Sendo necessário as
pessoas produzirem uma nova maneira de aprendizagem, utilizando de novas
tecnologias para adquirir e conceber o conhecimento.
Sairmos apenas do
querer, do desejar uma sociedade aprofundada no conhecimento, mas lutar e
buscar esse conhecimento, esse saber.
Precisamos buscar o
conhecimento onde quer que ele esteja, sem nos apegarmos apenas no tradicional,
hoje a sociedade nos oferece várias formas de aprender, basta querer.
Está criando-se uma
nova maneira de aprendizagem que a escola não pode ignorar. Porém exige-se dos
profissionais da educação informatização e capacitação para poder filtrar os
conteúdos e transmitir o que é realmente útil.
Os alunos já chegam
à escola com conteúdos precisamos aprofundar esse conhecimento adquirido fora, pois
hoje a escola não é o único meio de aprender, temos a tecnologia fora que os
ensina.
Também é relevante
ao professor ao utilizar-se da tecnologia, levar ao aluno construir seu próprio
conhecimento, fazendo uma leitura crítica da informação estudada.
Aprimorarmos o que
o aluno já tem, considerar seu ponto de vista, não impor o nosso.
Com as tecnologias
modificando-se a cada dia, também os conhecimentos assim o fazem, chegamos à
conclusão que o conhecimento é algo flexível e imprevisível.
Kety e Silvia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário